Quem sou eu

Minha foto
São Paulo/Indaiatuba, SP, Brazil
Maria José dos Santos Chaves nascida em Presidente Prudente (SP)em 12 de fevereiro de 1959. Formada na Faculdade Paulista de Serviço Social com ênfase em Assistente Social.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Anemia Falciforme

Doença hereditária causada pela modificação (mutação) no gene (DNA) que em vez de produzir hemoglobina A, produz hemoglobina S.
A pessoa com anemia falciforme produz hemácias em forma de "meia lua" ou "foice", daí o nome falciforme.
Essas hemácias não oxigenam o organismo de maneira correta, devido a dificuldade de passar pelos vasos sanguíneos, causando má circulação, dores e outros problemas.
Se uma pessoa tiver pai e mãe que produz hemoglobina S, ela tem o padrão genético SS.
Caso a pessoa receba de um dos pais o gene da hemoglobina S e do outro a hemoglobina A, ela não terá a doença e sim o Traço Falciforme (AS). Caso essa pessoa venha ter filhos (as) com outra pessoa que tenha o traço a criança pode ter a anemia falciforme.
É importante que os parceiros façam o exame específico, chamado Eletroforese de Hemoglobina, para detectar se são portadores de traço ou doença falciforme.
As pessoas que só tem o traço falciforme não precisam de tratamento pois a doença não se desenvolve, já as pessoas que tem a anemia falciforme podem apresentar sintomas diversos, que podem ser de brandos a graves (maioria).
Nas crises as pessoas apresentam dores ósseas, na barriga e infecções repetidas, podendo levar a morte.
Complicações:
  • Crianças - Risco de infecções como pneumonia e septicemia, inchaços dolorosos nas mãos e nos pés, crises dolorosas, retenção de sangue no baço, atraso da maturação sexual, prejuízos no peso e na altura.
  • Mulheres - Adultas ou adolescentes podem ter problemas em geral e na gravidez, em decorrencia da doença aumenta a chance de quadros infecciosos variados, tais como infecção urinária. A mulher falcêmica necessita de um bom atendimento de saúde principalmente nas crises de falcização, as complicações na gravidez podem ser evitadas se ela tiver um bom acompanhamento durante o pré-natal (serviço de atendimento genético).
  • Homens - Adultos ou adolescentes pode ter crise de dor no penis por ser uma região cheia de vasos. Essas crises podem ser acompanhadas de enrijecimento do penis (priapismo), pode ocorrer impotência sexual parcial e dificuldade para urinar. Banhos mornos, esvaziar a bexiga com frequencia e hidratação oral podem aliviar as crises.
Sinais e sintomas:
Crises dolorosas em ossos, músculos e articulações, associadas ou não a infecções, exposição ao frio, esforço, etc;
Palidez, cansaço fácil, icterícia (cor amarela no branco do olhos);
Nas crianças pode haver inchaço nas mãos e pés e muitas dores;
Maior tendência a infecções.

A doença ainda não tem cura, mas pode ser controlada com cuidados de saúde e acompanhamento médico.
Não é contagiosa.

APROFE
Associação Pró-Falcêmicos
Rua Conde de São Joaquim, 179 - Bela Vista
Fone/Fax: (11) 3107-4164

www.aprofe.org.br
www.aprofe.hpg.ig.com.br

profalcemicos@terra.com.br
associacao_pro_falcemicos@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário