Quem sou eu

Minha foto
São Paulo/Indaiatuba, SP, Brazil
Maria José dos Santos Chaves nascida em Presidente Prudente (SP)em 12 de fevereiro de 1959. Formada na Faculdade Paulista de Serviço Social com ênfase em Assistente Social.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Professor Eduardo de Oliveira

Um dos maiores críticos literários da história, na década de 60 se destacou como um dos três fundadores mundiais da negritude em literatura.
Seu primeiro livro "Além do pó" foi publicado em 13 de maio de 1958.
Esses são alguns dos livros publicados pelo Prof. Eduardo em sua tragetoria Banzo, Ancoradouro, A Coléra dos Generosos, Túnica de ébano.
Lição:
Do alto dos seus mais de 80 anos de idade, o professor Eduardo ensinou que "o que importa é o seguinte: a luta nos direciona para o caminho da verdade. Eu sempre falo que o negro, não só no Brasil, mas no mundo, é sempre uma afirmação de um crime perpetrado conta a humanidade. Cada rosto negro é um corpo de delito. É a prova de uma perversidade feita por um grupo sobre outro grupo. Mas o que é fundamental é que esse erro ficou marcado e está sendo reconhecido o crime".
"Dizem que o negro não existe, que não existe raça e que o povo não tem mais referência racial, mas até pouco tempo tinha, para ser escravo, para trabalhar muito, para ficar na senzala..."

Palavras ditas pelo professor durante jantar de comemoração de seu Jubileu Literário e seus 83 anos de vida.

Matéria retirada da Raiz da Liberdade - Edição de Março/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário